quarta-feira, 26 de setembro de 2012

projeto Conservação e limpeza ambiente escola


PROJETO DIDÁTICO PEDAGÓGICO

Tema: Conservação do patrimônio e lixo da escola

Título: Escola  ECOconsciente é escola  sustentável!

Econsciência, um olhar consciente para o que temos e o que queremos.

Resumo: Promover ações que minimizem a degradação do patrimônio e a redução do descarte incorreto do lixo.

Introdução:

De acordo com, os conceitos de um ambiente sustentável se faz necessário mobilizar a comunidade escolar para práticas que visam à conservação e limpeza do ambiente escolar. Um ambiente sustentável é aquele em que se aplicam os seguintes princípios

1.       As práticas aplicadas são ambientalmente corretas;

2.       Cultural  aceitas pela comunidade local;

3.       Socialmente justas

4.       Economicamente viáveis.

Partindo destes princípios a questão dos resíduos deve ser tratada nas escolas como tema de máxima importância por permitir que nela sejam aplicados todos os aspectos do princípio da sustentabilidade.

Justificativa: Realidade de cada escola.

A Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça atende a, aproximadamente 500 alunos dos bairros Santa Marta, Santa Ruth, Monsenhor, Fênix, Ribeira, além daqueles oriundos de outros bairros, com ensino fundamental complementados por atividades no contraturno, realizadas por uma parte dos alunos.

A rede de funcionários local não conta com auxiliares fixas especializadas e este aspecto constitui-se dificuldade especial para os gestores, uma vez que o processo de formação da mão-de-obra não é gerido por uma Secretaria específica, dentro do sistema municipal.

Há alta rotatividade da mão de obra e as pessoas que atuam atendem às atividades com uma série de limitações, desde as educativas até limitações de horários e condições de saúde.

Não foi formada, dentre as auxiliares de serviço, uma cultura preocupada com o ambiente, com o tratamento, o acondicionamento  e a destinação dos resíduos. É comum, então que sejam misturados todos os tipos de resíduos desde o pó de varrição até papeis brancos com alto potencial de reciclabilidade.

O aluno, dentro deste ambiente, igualmente não se preocupa com o cuidado com o próprio ambiente ou com a questão dos resíduos.

Importante lembrar que é comum a invasão e a depredação das dependências da escola, durante os finais de semana, pelas pessoas da comunidade, notadamente jovens em situação de risco social.

 Objetivos gerais:

Tornar o ambiente escolar um local bonito, saudável, conservado e limpo para melhor qualidade educacional.

Objetivos específicos:

1- Conscientizar o aluno, as pessoas da comunidade, os funcionários da escola que todos  fazem  parte do ambiente.

2- Promover ações educativas que levem as pessoas a participar e se comprometer ativamente com a  conservação do ambiente escolar.

3-Tornar as pessoas da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários) capazes de atuar de forma sustentável em relação aos resíduos produzidos dentro da escola

4- Tornar a reciclagem uma questão de interesse comum dentro da escola, uma política de interesses geral, expressão de uma política de preservação ambiental.

 

Público alvo:

Alunos, profissionais da limpeza e demais funcionários da escola, pais e pessoas da comunidade escolar.

 

Metodologia

A partir de um processo de envolvimento e mobilização de todos os parceiros dentro da comunidade escolar, promover uma grande discussão sobre a escola que queremos , um espaço bonito, humano, agradável, sustentável.

 

Para a mobilização serão organizadas um conjunto de ações que discutirão amplamente a questão do espaço escolar, identificando seus problemas, apresentando soluções, buscando formas de fazer ver como poderia ser o espaço da escola a partir do conhecimento de outros espaços e de outras escolas, do mundo todo.

 

Um concurso, em que poderiam participar os alunos individualmente e as turmas coletivamente, no qual fossem apresentadas propostas de reinterpretação e de organização do espaço escolar que envolverão desde a organização e apresentação do espaço até a questão do tratamento dos resíduos seria a culminância do processo de mobilização.

 

Uma gincana constituída de ações sobre resíduos envolvendo os vários grupos e segmentos de alunos e funcionários poderia ser o elemento disseminador de informações sobre a questão dos resíduos e que introduzisse as novas práticas relacionadas, principalmente à coleta, segregação e destinação correta dos resíduos no espaço escolar.

 

Uma festa de encerramento deveria ser o momento de culminância que estabelecesse o final da primeira fase do projeto.

 

Numa segunda fase do projeto ações específicas poderiam ser conduzidas no sentido de se construírem espaços de vivência agradável, jardins, decoração das salas de aula e dos espaços comuns a todos os alunos.

 

 

 

Materiais e métodos:

1-      Vídeos educativos sobre a necessidade de redução do lixo e conservação do nosso planeta.

2-      Ornamentação de caixas com cores diferenciadas para separação do lixo.

3-      Fazer uma gincana onde todo o lixo das salas de aula é juntado e pesado. Ganhará aquele que no final do prazo estipulado produzir a menor quantidade de lixo.

4-      Oficinas de reciclagem e palestras educativas

5-      Fazer campanha junto aos profissionais da limpeza no sentido de reciclar todo o lixo da escola.

 

Recursos humanos

Alunos, professores de todas as áreas e demais funcionários da escola.

 

Recursos materiais

Vídeos, revistas, caixas.

Os materiais educativos utilizados neste projeto receberiam o detalhamento em função de cada ação implantada, uma vez que se trata de um escopo de projeto de longo prazo que deverá ser desdobrado em várias ações.

 

Possíveis parceiros

Itaurb

Programa Atitude Ambiental

Secretaria de Desenvolvimento urbano

Secretaria de Meio Ambiente

 

Cronograma

 

falta detalhamento das datas

Um comentário:

  1. Olá, bom dia! A empresa Brasanitas (http://www.brasanitas.com.br/) oferece serviço de limpeza e conservação ambiental, vale conferir! Obrigada

    ResponderExcluir