PROJETO DIDÁTICO PEDAGÓGICO
Tema: Conservação do patrimônio e lixo da escola
Título: Escola
ECOconsciente é escola
sustentável!
Econsciência, um olhar consciente para o que temos e o que
queremos.
Resumo: Promover ações que minimizem a degradação do patrimônio
e a redução do descarte incorreto do lixo.
Introdução:
De
acordo com, os conceitos de um ambiente sustentável se faz necessário mobilizar
a comunidade escolar para práticas que visam à conservação e limpeza do
ambiente escolar. Um ambiente sustentável é aquele em que se aplicam os
seguintes princípios
1.
As práticas aplicadas são ambientalmente
corretas;
2.
Cultural
aceitas pela comunidade local;
3.
Socialmente justas
4.
Economicamente viáveis.
Partindo
destes princípios a questão dos resíduos deve ser tratada nas escolas como tema
de máxima importância por permitir que nela sejam aplicados todos os aspectos
do princípio da sustentabilidade.
Justificativa:
Realidade de cada escola.
A
Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça atende a, aproximadamente 500 alunos
dos bairros Santa Marta, Santa Ruth, Monsenhor, Fênix, Ribeira, além daqueles
oriundos de outros bairros, com ensino fundamental complementados por
atividades no contraturno, realizadas por uma parte dos alunos.
A
rede de funcionários local não conta com auxiliares fixas especializadas e este
aspecto constitui-se dificuldade especial para os gestores, uma vez que o
processo de formação da mão-de-obra não é gerido por uma Secretaria específica,
dentro do sistema municipal.
Há
alta rotatividade da mão de obra e as pessoas que atuam atendem às atividades
com uma série de limitações, desde as educativas até limitações de horários e
condições de saúde.
Não
foi formada, dentre as auxiliares de serviço, uma cultura preocupada com o
ambiente, com o tratamento, o acondicionamento
e a destinação dos resíduos. É comum, então que sejam misturados todos
os tipos de resíduos desde o pó de varrição até papeis brancos com alto
potencial de reciclabilidade.
O
aluno, dentro deste ambiente, igualmente não se preocupa com o cuidado com o
próprio ambiente ou com a questão dos resíduos.
Importante
lembrar que é comum a invasão e a depredação das dependências da escola,
durante os finais de semana, pelas pessoas da comunidade, notadamente jovens em
situação de risco social.
Objetivos gerais:
Tornar o ambiente escolar um local bonito, saudável,
conservado e limpo para melhor qualidade educacional.
Objetivos
específicos:
1-
Conscientizar o aluno, as pessoas da comunidade, os funcionários da escola que
todos fazem parte do ambiente.
2-
Promover ações educativas que levem as pessoas a participar e se comprometer
ativamente com a conservação do ambiente
escolar.
3-Tornar
as pessoas da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários)
capazes de atuar de forma sustentável em relação aos resíduos produzidos dentro
da escola
4-
Tornar a reciclagem uma questão de interesse comum dentro da escola, uma
política de interesses geral, expressão de uma política de preservação
ambiental.
Público alvo:
Alunos,
profissionais da limpeza e demais funcionários da escola, pais e pessoas da
comunidade escolar.
Metodologia
A
partir de um processo de envolvimento e mobilização de todos os parceiros
dentro da comunidade escolar, promover uma grande discussão sobre a escola que queremos
, um espaço bonito, humano, agradável, sustentável.
Para
a mobilização serão organizadas um conjunto de ações que discutirão amplamente
a questão do espaço escolar, identificando seus problemas, apresentando
soluções, buscando formas de fazer ver como poderia ser o espaço da escola a
partir do conhecimento de outros espaços e de outras escolas, do mundo todo.
Um
concurso, em que poderiam participar os alunos individualmente e as turmas
coletivamente, no qual fossem apresentadas propostas de reinterpretação e de
organização do espaço escolar que envolverão desde a organização e apresentação
do espaço até a questão do tratamento dos resíduos seria a culminância do
processo de mobilização.
Uma
gincana constituída de ações sobre resíduos envolvendo os vários grupos e
segmentos de alunos e funcionários poderia ser o elemento disseminador de
informações sobre a questão dos resíduos e que introduzisse as novas práticas
relacionadas, principalmente à coleta, segregação e destinação correta dos
resíduos no espaço escolar.
Uma
festa de encerramento deveria ser o momento de culminância que estabelecesse o
final da primeira fase do projeto.
Numa
segunda fase do projeto ações específicas poderiam ser conduzidas no sentido de
se construírem espaços de vivência agradável, jardins, decoração das salas de
aula e dos espaços comuns a todos os alunos.
Materiais e métodos:
1-
Vídeos educativos sobre a necessidade de redução
do lixo e conservação do nosso planeta.
2-
Ornamentação de caixas com cores diferenciadas
para separação do lixo.
3-
Fazer uma gincana onde todo o lixo das salas de
aula é juntado e pesado. Ganhará aquele que no final do prazo estipulado
produzir a menor quantidade de lixo.
4-
Oficinas de reciclagem e palestras educativas
5-
Fazer campanha junto aos profissionais da
limpeza no sentido de reciclar todo o lixo da escola.
Recursos humanos
Alunos,
professores de todas as áreas e demais funcionários da escola.
Recursos materiais
Vídeos,
revistas, caixas.
Os
materiais educativos utilizados neste projeto receberiam o detalhamento em
função de cada ação implantada, uma vez que se trata de um escopo de projeto de
longo prazo que deverá ser desdobrado em várias ações.
Possíveis parceiros
Itaurb
Programa
Atitude Ambiental
Secretaria
de Desenvolvimento urbano
Secretaria
de Meio Ambiente
Cronograma
Olá, bom dia! A empresa Brasanitas (http://www.brasanitas.com.br/) oferece serviço de limpeza e conservação ambiental, vale conferir! Obrigada
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